[R-br] Casas Decimais

julio cesar oliveira oliveirajc em ufv.br
Quinta Abril 21 19:35:02 BRT 2016

Colegas,

Sou novato no R, e por isso gostaria da ajuda para esclarecer algumas
dúvidas.

Preciso que os cálculos sejam realizados com máxima precisão em relação ao
número de casas decimais. Por isso tenho a seguinte dúvida:

1) Como configurar as casas decimais no R ?

estou usando o comando    options(digits=22) para apresentar os dados com
22 casas. Além dele posso trabalhar com o pacote (Rmpfr)

exemplo

> mpfr(665.598,128)
1 'mpfr' number of precision  128   bits
[1] 665.5979999999999563442543148994445800781

2) por que aparece um resíduo? por exemplo

 p<- 665.598
[1] 665.5979999999999563443

Grato

julio