[R-br] likfit (geoR), normalidade da variável e do resíduo do modelo Trend

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Segunda Abril 4 12:07:58 BRT 2016

Pessoal, bom dia!

Até onde sei, a normalidade não é uma prerrogativa para os modelos
geoestatísticos. Mas haveria sim uma preocupação com a simetria da
distribuição dos dados, uma vez que a presença de "caudas" poderia
interferir no ajustamento.  Acredito que a ideia do Box-Cox seja melhorar a
distribuição dos dados, sem necessariamente normalizá-los.

Por outro lado é necessário ter estacionariedade. Quando você adiciona o
efeito de tendência no modelo (trend) a ideia é tentar considerar (ou
"retirar") um componente não-estacionário da série, obtendo um resíduo
estacionário (retratando adequadamente  a dependência espacial), que seria
apto para o ajustamento dos modelos geoestatísticos. Assim como o dado
original, acredito que não deve haver pressuposto da normalidade,
devendo-se atentar para a simetria da distribuição.

No caso do pH, lembrando que é uma medida de natureza logarítmica, talvez
seja prudente testar lambda=0 que equivaleria à transformação logarítmica.
O comando likfit() também recebe o argumento lambda, então dá pra testar a
sugestão do Wagner com diferentes lambdas. Os comandos demonstram
preocupação com anisotropia. É provável que o efeito seja minimizado ao
considerar efeitos de tendência.

Pelo que lembro, o krige.conv retorna os valores na escala de entrada. Se
você indicou o trend e lambda no modelo, eles serão considerados no ajuste,
mas o resultado final já sai "transformado de volta".

​
Éder Comunello
Agronomist (UEM), MSc in Environ. Sciences (UEM)
DSc in Agricultural Systems Engineering (USP/Esalq)
Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa)
Dourados, MS, Brazil |<O>|
GEO, -22.2752, -54.8182, 408m
UTC-04:00 / DST: UTC-03:00