[R-br] likfit (geoR), normalidade da variável e do resíduo do modelo Trend

Wagner Wolff wwolff em usp.br
Segunda Abril 4 10:36:56 BRT 2016

Olá André te aconselho além de mexer na opção max.dist, mexer também nas
opções uvec e trend, esse último é interessante caso tenha observado uma
tendência. Segue um exemplo.

v.pluviANO <-  variog(Pluvi.geo,max.dist=200,uvec=seq(0, 200,
by=10),trend="1st").

Outra questão é usar a função likfit() que ajusta os parâmetros dos modelos
diretamente aos dados, sem a necessidade prévia de fazer um variograma
empírico. Assim, você utilizaria o AIC como critério de escolha do melhor
modelo. Segue um exemplo.

Pluvilf<-list()
Pluvilf$exp <- likfit(Pluvi.geo, ini=c(2.80e-6,24.32),
nug=3.5e-7,trend="1st")
Pluvilf$gau <- likfit(Pluvi.geo, cov.model = "gau", ini=c(2.80e-6,36.49),
nug=3.5e-7,trend="1st")
Pluvilf$sph <- likfit(Pluvi.geo, cov.model = "sph", ini=c(2.80e-6,72.97),
nug=3.5e-7,trend="1st")
Pluvilf$cir <- likfit(Pluvi.geo, cov.model = "cir", ini=c(2.80e-6,72.97),
nug=3.5e-7,trend="1st")
Pluvilf$kappa1.5 <- likfit(Pluvi.geo, cov.model = "mat", kappa= 1.5,
ini=c(2.80e-6,12.16), nug=3.5e-7,trend="1st")
Pluvilf$kappa2.5 <- likfit(Pluvi.geo, cov.model = "mat", kappa= 2.5,
ini=c(2.80e-6,12.16), nug=3.5e-7,trend="1st")

## Escolha pelo AIC o menor é o melhor!!
sort(sapply(Pluvilf4, AIC))