[R-br] likfit (geoR), normalidade da variável e do resíduo do modelo Trend

Andre Oliveira andreolsouza em yahoo.com.br
Domingo Abril 3 18:12:40 BRT 2016

Pessoal aproveitando os tópico e sou novato no tema também.  Estou fazendo tentativas para melhor simivariograma empírico e já que o pH é uma va que não é normal Fiz o seguinte.
require(geoR)
boxcox(dados$data~1)    #  Achei lambda = 0.7 para o pH

vario.emp.1 <- variog(dados,max.dist=30 direction="omnidirectional",lam=0.7)vario.emp.2 <- variog(dados,max.dist=70, direction="omnidirectional",lam=0.7)vario.emp.3 <- variog(dados,max.dist=100, direction="omnidirectional",lam=0.7)vario.emp.4 <- variog(dados,max.dist=150 , direction="omnidirectional",lam=0.7)

Não consegui em nenhum dos casos  um variograma que se estabilizasse,  fiz outras variações para  o parâmetro max.dist! O que eu deveria fazer para resolver meu problema além de suar lambda =0.7? Uma outra dúvida quando uso lambda = 0.7 a função krige.conv faz a interpolação em escala original?

  André Oliveira Souza. Graduação em Matemática, mestrado em estatística aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo.  IFES