[R-br] metodologia para validação de tratamentos

Felipe felipe.e.barletta em gmail.com
Quinta Março 19 13:17:41 BRT 2015

Para validar a ANOVA, análise de resíduos:
Considerando um delineamento inteiramente casualizado.

#### HOMOCEDASTICIDADE

boxplot(modelo$res ~ d$trat, ylab='Residuals')
### Gráfico de dispersão dos resíduos vs tratamento
plot.default(d$trat, mod1$res, ylab='Residuals',
xlab='Tratamento',col='darkblue',cex=.75,pch=16)
#### Testando Homocedasticidade
# H0: As variâncias são comuns
# H1: As variâncias não são comuns
bartlett.test(modelo1$res, d$trat)

#### NORMALIDADE DOS RESÍDUOS
hist(modelo$res,prob=T,main='',ylab='',xlab='',bg='white',border='seagreen',breaks='FD',axes=F)
axis(1)
rug(modelo$res,col='seagreen')
lines(density(modelo$res),col='red')

stem(modelo$res)

qqnorm(modelo$res,ylab='Residuals',col='darkblue',pch=16)
qqline(modelo$res,col='red')
## Teste de Normalidade
# H0:Os resíduos seguem distribuição Normal
# H1:Os resíduos NÃO seguem distribuição Normal
shapiro.test(modelo$res)

###### INDEPENDÊNCIA DOS RESÍDUOS
par(mfrow=c(1,2))
plot(modelo$fit, modelo$res, ylab='Residuals', xlab='Fitted
Values',col='darkblue',cex=.75,pch=16)
title('Residual vs Fitted Values')

plot(modelo$fit, order(modelo$res), ylab='Residuals', xlab='Fitted
Values',col='darkblue',cex=.75,pch=16)
title('Residual vs Fitted Values')

####### VERIFICAÇÃO DE OUTLIERS
par(mfrow=c(2,2))
plot(modelo)

names(anova(modelo))
var <- anova(modelo)$Mean[2]
var
res <- modelo$res
resd <- (res/sqrt(var))
boxplot(resd,col='darkblue',pch=16)
plot.default(d$trat,resd,xlab='Tratamento',pch=16,type='p',col='red')
title('Standard Residuals')