[R-br] Variáveis para utilizar no modelo de trend, geoR

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quarta Junho 10 10:15:17 BRT 2015

Wagner

Inicialmente vejo duas formas de pensar no uso destas "potenciais"
covariáveis:

1. fazer uma seleção de variáveis ficando apenas com aquelas realmente
assocuiadas com a resposta.
Por exemplo poderia usar um metodo stepwise (mesmo ignorando dependencia
espacial) com um criterio de entrada mais parcimonioso.
É possível fazer isto no modelo espacial tb incluindo as veriáveis e
comparando ajustes, mas não existe um stepwise implementado para isto

2. Construir (co)variáveis a partir destas 10 atraves, por exemplo de
analise de componentes principais ou fatorial.
Neste caso voce parte do principio que não que selecionar covariáveis
originais ou interpretar cada uma delas individualmente (embora alguns
componentes ou fatores possam vir a ser interpretaveis na sua composição.
Estou supondo aqui que as coveriáveis são contínuas

Note que em um caso ou outro voce vai precisar dos valores
nos pontos de predição tb na hora da interpolação.