[R-br] Variáveis para utilizar no modelo de trend, geoR

Wagner Wolff wwolff em usp.br
Domingo Junho 7 09:50:05 BRT 2015

Olá pessoal da lista!

Eu tenho mais de 10 covariáveis que quero testar para a remoção de
tendência espacial de um modelo geoestatístico, no qual utilizarei o AIC
como índice de escolha do melhor modelo. Gostaria de saber como eu poderia
proceder para fazer um filtro nessas covariáveis, eliminando as que não
terão peso significativo no modelo, antes de testar o AIC. Sendo assim
minha pergunta é:

É garantido que as covariáveis que terão maior correlação com a variável a
ser interpolada, serão as que representarão no modelo de retirada de
tendência o menor AIC?

É válido fazer um gráfico Biplot para analisar isso ou a matriz de
correlação já seria suficiente?

Obrigado pela atenção!
Wagner Wolff