[R-br] Explicação de um modelo GLM

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Sexta Julho 10 17:26:00 BRT 2015

O que o termo "explicabilidade" representa? Considerando que você quer
dizer adequação do modelo aos dados, eu tenho um pouco de dificuldade em
acreditar em medidas absolutas para isso. A mais conhecida e empregada das
medidas é o melhor exemplo para isso, o R². Procure por "anscombe's
quartet" no google imagens. Um alto R² não quer dizer que o modelo está mau
especificado nem que pressupostos foram violados. O grau de adequação de um
modelo dificilmente pode ser dado por um único número, isso é uma utopia.
Acho mais valido uma boa inspeção dos pressupostos por meio de gráficos,
preditos vs observados, valores das estimativas dentro de faixas não
esquisitas, etc.

À disposição.
Walmes.
​