[R-br] Homogeneidade de variancias

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Quinta Janeiro 1 20:09:50 BRST 2015

Do meu ponto de vista, as aplicação do teste também é subjetiva. Por que
você escolheu tal teste, com aquele nível de significância? Porque tudo
mundo faz assim não é algo convincente para mim. Deve-se fazer por um fator
de cada vez, ou seja, aplicar o teste duas vezes, ou considerar a
combinação dos níveis como um fator e aplicar? Eu prefiro muito mais fazer
uma avaliação gráfica. O ponto é que quando existe desvio grave da
suposição, tanto o teste quanto os gráficos vão te apontar isso. A
diferença é que pelos gráficos você pode ter uma ideia do que fazer para
"remediar", como transformar, remover um outlier. Ou seja, o teste de dá um
"sim ou não", os gráficos te dão um "como". O que considero fraqueza é
aplicar o teste para um pressuposto, mas esse teste tem pressuposto, então
por lógica, deveria ser também testado, então vamos aplicar outro teste, e
assim vai. Outro ponto é que para situações simples tem se vários testes,
mas para outras situações não está claro como proceder. Já os gráficos, são
de certa forma livres de suposições e podem ser considerados para todos os
delineamentos. Ou seja, os gráficos que se faz para um delineamento
completamente casualidades servem para uma parcela subsubdividida também.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
skype: walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes
linux user number: 531218