[R-br] Coeficiente de correlação em curvas de calibração analítica

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Quinta Outubro 2 12:05:44 BRT 2014

Eu penso que o que o artigo quis dizer seja que a correlação é parâmetro
que associa duas variáveis aleatórias cuja distribuição seja normal
bivariada. Por outro lado, quando ajustamos modelos estamos procurando
relação entre duas variáveis, digamos y~x, na qual Y é variável aleatória e
X (assume-se que) são valores fixos. Nesse caso a medida de intensidade da
relação mais usado é o R², e a raiz do R² é igual a correlação de Pearson
entre Y e X se o modelo ajustado for y = b0+b1*x. Então você pode usar a
raiz do coeficiente de determinação, que no caso é a correlação entre
valores observados e preditos, sim, mesmo quando sua curva de calibração
não é linear. Na prática, quando vamos nos expressar, cometermos um abuso
de significado que é "quero ver se tem correlação entre y e x" onde
correlação tem sido usada no lugar de associação/relação que, no meu modo
de pensar, são termos mais apropriados uma vez que eu associo correlação
com normal bivariada ou modelo linear simples.

À disposição.
Walmes.
​