[R-br] Anosim_dúvidas (Silma Leite Rocha)

Marcos Vital marcosvital em gmail.com
Segunda Junho 30 11:41:42 BRT 2014

Olá, Silma

A anosim é um teste de aleatorização de matrizes (mais ou menos parecido
com o teste de Mantel, que é bem mais conhecido) que "pergunta" se em uma
matriz de distância (ou de similaridade, tanto faz), as distâncias dentro
de uma classe é diferente das distâncias entre diferentes classes.

Em que contexto você precisa usar a análise? Ela é muito usada em ecologia
de comunidades, quando temos uma matriz de distância entre unidades
amostrais com dados de presença ou abundância de espécies. A matriz é
normalmente construída com uma métrica apropriada para este tipo de dados
(Jaccard, Bray-Curtios, etc), e as unidades amostrais pertencem a
diferentes classes (estações, tipos de ambiente, etc).

A análise pode ser feita pelo comando anosim() do pacote vegan.
Você irá precisar de dois objetos: a matriz, que poderá ser criada com um
comando como dist() ou vegdist() (este último contem boa parte das métricas
típicas da ecologia de comunidades); e um vetor que contenha todas as
classes, para cada unidade amostral.

Veja o exemplo a seguir, com dados inventados, para ter uma ideia de como
funciona:

####Início do Script####

library(vegan)

dados<-structure(list(UA = 1:8, Ambiente = structure(c(1L, 1L, 1L, 1L,
2L, 2L, 2L, 2L), .Label = c("A", "B"), class = "factor"), sp1 = c(2L,
0L, 3L, 1L, 3L, 1L, 3L, 0L), sp2 = c(1L, 4L, 1L, 4L, 0L, 3L,
4L, 5L), sp3 = c(1L, 0L, 5L, 0L, 4L, 4L, 3L, 1L), sp4 = c(1L,
3L, 2L, 3L, 0L, 0L, 3L, 5L), sp5 = c(5L, 2L, 3L, 4L, 2L, 5L,
4L, 4L)), .Names = c("UA", "Ambiente", "sp1", "sp2", "sp3", "sp4",
"sp5"), class = "data.frame", row.names = c(NA, -8L))

dados #Apenas para visualizar

matriz<-vegdist(dados[,3:7], method="bray")
classes<-dados$Ambiente

anosim(matriz, classes)

####Fim do Script####

Recomendo que você dê uma olhada no material do pacote vegan que está no
CRAN, pois ele apresenta um manual bem detalhado.

Espero ter ajudado

Atenciosamente

Marcos

--