[R-br] Geração de números aleatórios com amplitude determinada

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Terça Julho 29 16:30:16 BRT 2014

Acontece que ao truncar os dados num intervalo fechado, eles deixam de ser
normais... (na verdade, esse e' um bom exercicio pro pessoal da graduacao q
esteja fazendo probabilidade) Entao, o teste deu o resultado correto.

Sem saber a historia completa do que vc quer fazer, acho dificil alguem
conseguir te ajudar.

Talvez, o que vc queira, seja definir uma distribuicao normal com
parametros tais que a probabilidade de gerar numeros fora de um intervalo
seja muuuito pequena... Por exemplo, se o intervalo de interesse for [2, 3]
(como no exemplo que dei), entao uma das [infinitas] solucoes e' amostrar
de:

Normal(2.5, 0.05)

outra seria Normal(2.5, 0.1)

e ate Normal(2.5, 0.125) ## com alguns pontos ja' podendo cair fora do
intervalo.

Por exemplo:

set.seed(1)
x = rnorm(1000, 2.5, 0.1)