[R-br] Geração de números aleatórios com amplitude determinada

Marcos Bissoli mbissoli em gmail.com
Terça Julho 29 16:08:48 BRT 2014

Prezados,

Agradeço imensamente a todos que colaboraram. As propostas de Benilton e
Ivan funcionaram com muita velocidade, mesmo quando solicitei uma simulação
de 1534 dados. No entanto, quando apliquei o teste de aderência
(Shapiro-Wilk), o valor de p indicou que os dados NÃO obedeciam a uma
distribuição normal.

Testei tanto as duas propostas quanto o meu código usando um n=100,
pensando se seria um problema do tamanho da amostra. Com o meu "loop", o
teste indicou distribuição Normal (p>0.05), mas com as duas propostas deu
um p<0.05.

Creio que meus conhecimentos ainda iniciais no software não me permitiram
compreender a proposta de Walmes para eu testar. Não consegui identificar
onde eu deveria incluir meus parâmetros de n, valor máx, valor mín, média e
desvio padrão.

De qualquer forma, agradeço muito a disposição de todos em ajudar.

Abraços fraternos,

Em 29 de julho de 2014 14:19, walmes . <walmeszeviani em gmail.com> escreveu:

> Se eu fosse gerar da normal truncada, eu iria proceder usando o método da
> inversa da acumulada. Talvez seja mais rápido. O com while pode demorar
> demais se a taxa de rejeição for grande. Por exemplo, o tempo para gerar
> sem números entre 0 e 1 é maior do que para gerar entre -1 e 1 porque a
> taxa de rejeição no primeiro caso é maior.
>
> par(mfrow=c(1,2))
> curve(dnorm(x, 0, 1), -3, 3)
> abline(v=c(-0.5, 2), lty=2)
> curve(pnorm(x, 0, 1), -3, 3)
> abline(v=c(-0.5, 2), lty=2)
> layout(1)

> [...]

MARCOS BISSOLI
Faculdade de Nutrição
Universidade Federal de Alfenas

E-mail: mbissoli em gmail.com
Twitter: #mbissoli
Facebook: https://www.facebook.com/MarcosBissoli

Alfenas, Minas Gerais, Brasil

*****Pense na Natureza antes de Imprimir*****
Divulgue ON-LINE

Eu apoio a ENEN "na luta por um Brasil sem fome"

"por ĉiu popolo ties propran lingvon, por ĉiuj popoloj la esperantan"
(para cada povo sua própria língua, para todos os povos o Esperanto)

E nunca votarei no PSDB/DEM!