[R-br] Geração de números aleatórios com amplitude determinada

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Terça Julho 29 18:36:32 BRT 2014

> Prezados,
> Agradeço imensamente a todos que colaboraram. As propostas de Benilton e Ivan funcionaram com muita velocidade, mesmo
> quando solicitei uma simulação de 1534 dados. No entanto, quando apliquei o teste de aderência (Shapiro-Wilk), o valor
> de p indicou que os dados NÃO obedeciam a uma distribuição normal.

Nao é surpresa!!!

voce caiu em uma falácia.
Voce pode gerar amostras perfeitas de uma distribuição e testar a
aderencia
a medida que gerar mais amostras vai comecar a rejeitar sempre a aderencia
a esta distribuicao

pq?
pq com uma amostra muito grande voce acaba **sempre** rejeitando a
hipotese, qq diferenca por mais irrelavante que seja é considerada
significativa.

este é mais um de uma longa lista de argumentos criticos a testes de
hipótese ....