[R-br] Novas versões dos pacotes R

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Segunda Julho 14 12:17:04 BRT 2014

Problemas de atualizacao (i.e., vc atualiza o R e seus pacotes e coisas
magicamente deixam de funcionar) costumam acontecer quando vc deixa de
fazer os upgrades com alguma frequencia. O R possui dispositivos eficientes
para avisar-lhe de mudancas, mas se os autores do seu pacote preferido nao
os utilizam, entao e' algo para vc reclamar para os autores dos pacotes.
Explico:

O R possui uma atualizacao "majoritaria" a cada ano (em geral, em abril;
costumava ser a cada 6 meses, mas os guRus julgaram que 1 ano e' melhor).
Nesta atualizacao, o R muda de 3.1.x para 3.2.x, etc... Junto com ele, muda
a maioria dos pacotes. Os desenvolvedores dos pacotes recebem a
recomendacao de informar ao usuario final que a API mudara'... Se eles nao
o fazem, ai' o problema e' outro.... Os pacotes mantidos pelo core (por
exemplo, o pacote Matrix) usam essa estrategia, que funciona assim:

- O pacote hoje tem uma funcao hipotetica chamada "minhaFuncao" em abril de
2014;
- O autor decide substituir a "minhaFuncao" por "funcaoComUmNomeMelhor",
mas nao altera o pacote ainda;
- Em abril de 2015, o autor implementa "funcaoComUmNomeMelhor" e usa o
metodo ".Deprecated" para avisar o usuario que "minhaFuncao" sera
substituida por "funcaoComUmNomeMelhor"... Nesse periodo, as duas funcoes
sao validas no R;
- Em abril de 2016, o autor remove "minhaFuncao" e substitui o metodo
".Deprecated" por ".Defunct". Nesse ponto, todo mundo que tentar usar
"minhaFuncao" recebera uma mensagem de erro e a mensagem de que
"minhaFuncao" foi substituida por "funcaoComUmNomeMelhor";
- Em abril de 2017, o autor remove o ".Defunct"...

O problema e' que nem todo desenvolvedor esta' disposto a fazer isso...
Mas, note que isso nao e' problema do R, mas do modo que o desenvolvedor
distribuir o seu software. Por sinal, o prazo de 1 ano nao e' estipulado,
pode ate' ser gosto do desenvolvedor usar um ciclo de 2 meses, ou 6... sei
la'... mas existem as ferramentas.

Como eu procedo em geral? Uso ferramentas de pesquisa reprodutivel como
Sweave e knitr. Em particular, ao montar um script, eu tenho os registros
exatos de cada versao de pacote que estou utilizando... Assim, posso
garantir um cenario de reprodutibilidade.

[image: Benilton Carvalho on about.me]

Benilton Carvalho
about.me/benilton
  <http://about.me/benilton>