[R-br] Novas versões dos pacotes R

Luiz Roberto Martins Pinto luizroberto.uesc em gmail.com
Segunda Julho 14 11:46:28 BRT 2014

Caros amigos da lista.

Eu sou um iniciante no uso do R.

Depois que comecei a utilizá-lo a análise de dados ficou mais divertida e
criativa. Sinto-me livre... incrível!!! O uso do Tinn-R também é um fator
motivacional para mim, devido à simplicidade de uso.

Todavia, como iniciante, tenho tido algumas dificuldades em referência às
atualizações do R e dos pacotes.

Certa vez atualizei o R e algumas funções/pacotes deixaram de funcionar.
Quase entrei em pânico, posto que jamais pensei que a simples atualização
do R pudesse causar tanto transtorno. Acabei gastando muito tempo
procurando erros no script, até que alguém sugeriu que o script poderia não
rodar pela simples atualização do R.

A atualização de pacotes é outro problema. Quando atualizei o R na última
vez uma função que utilizava parou de funcionar. Então precisei de refazer
parte importante do script.

Diante do exposto vejo que preciso ter:
1) cópia dos pacotes;
2) cópia da versão do R utilizada em cada script

É assim que vocês procedem?

É possível que o R seja melhorado/atualizado sem prejuízo no uso dos
scripts?

É possível que os autores dos pacotes façam suas atualizações sem perda de
funcionalidade das funções anteriormente liberadas? Ex. liberar o LSmatrix
e LSmeans (informando que esta [e uma versão mais atualizada) e manter o
popMeans e popMatrix?

É querer muito? Talvez, para o expert em R estas questões sejam simplórias,
e até idiotas, mas para alguns poucos (espero) simples usuários como eu
estas questões são relevantes.

Luiz Roberto.

Luiz Roberto Martins Pinto
Prof. Pleno/DCET/UESC
Laboratório de Estatística Computacional
Universidade Estadual de Santa Cruz
Ilhéus-Bahia

luizroberto.uesc em gmail.com
skype: lrmpinto