[R-br] Sugestão de site para download de livros grátis.

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Quarta Agosto 27 00:53:59 BRT 2014

Eu concordo plenamente em disponibilizar conteúdo e dar acessibilidade as
pessoas mas não quero confundir isso com prática de pirataria. No leg, para
citar um exemplo, todos os cursos dados, de graduação e para empresas ou
durante eventos, tem livre acesso, não requer senha, não requer cadastro. É
da nossa filosofia e vontade fazer assim. Da minha parte é uma espécie de
retribuição a todo código, apostila, slides, que já me foi útil e peguei
sem custo na web.

Sabemos que os autores de livros e músicos recebem algo desprezível pelos
seus livros e músicas. Quem ganha são as editoras e gravadoras. O autor de
livro ganha por cursos, consultorias, etc, o músico, por shows, etc. Eles
não vão morrer de fome por causa de pirataria. Mas nos como lista aberta
não podemos expressar incentivo à prática da pirataria, mesmo sabendo que é
comum, porque isso é ilegal.

Dar curso de R de graça porque é um aplicativo livre depende de certa
análise.  Concordo se for para uma instituição pública de ensino. Concordo
em partes se for para um congresso, mediante livre de despesas ou algum
desconto de inscrição, por exemplo. Mas descordo se for para empresa
privada. Se uma empresa hoje paga pela licença de um aplicativo e quer
migrar para R, eu não vou la dar curso de graça sabendo que eles visam
lucro. A lógica é simples. Suponha que não tenha pago nada pelos materiais
que li, assim como não paguei pelo R, Linux, Latex, etc. Acontece que o
conhecimento adquirido levou meses ou anos e será transmitido para eles o
resumo de todo esse esforço, toda informação lida, processada e organizada
pronta e disponível. Se eles não quiserem gastar, então que dediquem o
mesmo tempo que foi por mim investido nesse aprendizado. É nessa situação
que tempo é dinheiro.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
skype: walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes
linux user number: 531218