[R-br] RES: Utilização de softwares desconhecidos

João Paulo Alves joaopaulogoisalves em gmail.com
Terça Agosto 26 21:25:09 BRT 2014

Tem uma coisa parecida na UFPA com um programa chamado BIOSTAT.
Vou te dizer a real, esses programas são na verdade uma apanhado de
processos e tecnicas direcionado para a área em questão, este é o motivo
pelo qual vc não encontra manual.
Um programador pega as principais tecnicas estatisticas daquela área
especifica e faz um programa; ou, na maioria dos casos, pega um programa e
o modifica para a área.
Agora vamos aprofundar? SIm, estamos chegando em um ponto em que temos que
discutir, ou não, a validade dos programas feitos. Isto porque hoje temos
uma explosão e incentivo a programação e não se sabe que parametros,
linguagens, rotinas foram usadas para fazer tal programa estatistico.
Podemos confiar nos resultados disponibilizados? Para mim independente de
uma certificação, todo programa deve ser disponibilizado para conferencia
de todos, para isto existe o GitHub, onde vc pode disponibilizar todo o
codigo de programa feito, inclusive receber colaboração. E mais, acho q o
mesmo de ve ser feito com dados dos estudos estatisticos, o que já é feito
por alguns pesquisadores.
Devemos iniciar a discussão sobre isto, quanto mais cedo melhor.