[R-br] Dúvida Simples - Histograma

Felipe felipe.e.barletta em gmail.com
Sábado Agosto 23 19:58:29 BRT 2014

Prezado Andre,

Pode usar a estimação Kernel que é um método não-paramétrico para
estimação de densidades que pode ser visto como um aperfeiçoamento do
histograma pois gera uma função suavizada.
Precisa defir a função Kernel a ser utilizada e o tamanho da janela(h)
ou tamanho da largura da banda(binwidth).
O fator preponderante é o valor de h, pois este define o formato da
curva estimada, e sua escolha é arbitrária.
As funções Kernel mais conhecidas são:
Uniforme
Tricúbica
Gaussiana
Epanechnikov

#############Exemplos no
R#####################################################

##Exemplo 1
data(precip)
hist(precip, prob=T)
precip.d <- density(precip)
lines(precip.d)

##Exemplo2
plot(density(precip,n=1000))
rug(precip)
lines(density(precip,bw='nrd'),col='red')
lines(density(precip,bw='ucv'),col='green')
lines(density(precip,bw='SJ-ste'),col='yellow')
lines(density(precip,bw='SJ-dpi'),col='blue')

plot(density(precip,n=1000))
rug(precip)
lines(density(precip,bw=4),col='red')
lines(density(precip,bw=5),col='green')
lines(density(precip,bw=6),col='yellow')
lines(density(precip,bw=7),col='blue')

##Exemplo 3
#Estimação de densidades
#bandwidth=largura da janela
data(faithful)
attach(faithful)
hist(eruptions,breaks="scott",prob=T)
den<-density(eruptions)
lines(den)
den # x valor do tempo de erupção, y valor de densidade estimado, bw
ótimo, não precisa se preocupar para achá-lo, o próprio pacote o encontra.
names(den)
summary(eruptions)
summary(den$x)

##Exemplo 4
require(MASS)
data(Boston)
attach(Boston)
hist(rm, prob=T)
rm.d <- density(rm)###### Kernel gaussiano, o defaut do R
rm.d$bw###### tamanho da largura da banda
rug(rm)
lines(rm.d)
curve(dnorm(x,mean(rm),sd(rm)),0,10,add=T,col="blue")##comando para
jogar a curva da normal