[R-br] Dúvida Simples - Histograma

Andre Oliveira andreolsouza em yahoo.com.br
Sábado Agosto 23 19:21:34 BRT 2014


Walmes,
sei que tem várias funções para construir os gráficos de densidade empírica, mas qual função você tem usado com esta finalidade no momento e que tem dado melhores resultados?
obrigado 

 



André Oliveira Souza


Em Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014 17:42, walmes . <walmeszeviani em gmail.com> escreveu:
 


Para ser bem sincero, o histograma, seja com os melhores elementos/recursos, de um pacote ou outro, está começando a ficar ultrapassado e deixando o lugar para os gráficos de densidade empírica. Nas minhas aulas eu tenho dado mais enfase ao gráfico de densidade que o histograma. E a principal razão é bem simples, é quando desejamos comparar a distribuição a partir de amostras de diferentes populações. Com histogramas há uma certa dificuldade de sobrepor na mesma janela os resultados para mais de duas amostras porque os retângulos, sem o devido cuidado, podem esconder outros de menor altura atrás deles, comprometendo a visualização. Claro que é possível usar retângulo com semitransparência mas não se pode assumir esse conhecimento de todo usuário. Com os gráficos de densidade, que traçam as linhas da função de densidade empírica, permitem sobreposição mais facilmente. Outras coisa interessante é a facilidade na
 identificação da moda da distribuição como sendo o pico da função traçada. No histograma é fácil achar a classe modal, mas um valor para a moda é menos óbvio, apesar de ser possível interpolar considerando a frequência das classes vizinhas. O bom do histograma é que se pode cobrar em provas, basta o aluno saber classificar dados e obter frequências ao passo que a densidade empírica tem aplicabilidade limitada sem computador.

À disposição.
Walmes.​​
_______________________________________________
R-br mailing list
R-br em listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20140823/1f12206e/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão R-br