[R-br] Função plot(modelo)

ana paula coelho madeira apcmadeira em hotmail.com
Quarta Agosto 20 10:25:53 BRT 2014

Daniel, de fato me expressei mal... não são os dados e sim os resíduos.

Mas minha dúvida está no fato de o plot(modelo) apresentar, entre outros, o qqplot.  A pressuposição de normalidade dos resíduos não é para análise de variância? Como interpreto esse gráfico se usei um glm?

Agradeço

Ana PAula

From: dmsilva.br em gmail.com
Date: Tue, 19 Aug 2014 21:13:30 -0300
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] Função plot(modelo)

Ana Paula,
Me corrijam os estatísticos da lista, mas o que você precisa observar nos plots não é a distribuição dos dados, e sim dos resíduos. Dessa forma, mesmo uzando glm com link poisson, o QQ plot deve funcionar caso o modelo esteja ajustado.

Daniel

Prezados colegas,

boa noite.   A função plot(modelo) apresenta uma série de gráficos  que nos permite verificar, entre outras coisas, as pressuposições
de homocedasticidade e normalidade, correto?

Supondo que tenho, por exemplo, dados de contagem que os erros não tenham distribuição normal. Desse modo poderia usar um GLM com família Poisson.  Nesse caso como devo interpretar os gráficos produzidos por  plot(modelo) ? ( Ou seja, se já sei que os dados não são normais, usei um GLM, o que esses gráficos me dizem? QQ plot?)

Agradeço muito!

Atenciosamente,

Ana Paula