[R-br] Função plot(modelo)

Daniel Marcelino dmsilva.br em gmail.com
Quinta Agosto 21 15:52:00 BRT 2014

 Eu não posso ajudar muito sobre o que esperar desses gráficos quando o
modelo está correto/errado pois meu conhecimento sobre isso é limitado. E
eu acho que isso é sempre um tema para debates quando se estuda análise de
regressão. O Walmes já ajuntou pontos importantes para serem considerados.Eu
 temo que a sua questão não tenha uma resposta simples "one size fits all".
Entortando um pouco a sua questão, eu perguntaria: Qual seria a
distribuição esperada dos resíduos? Se a distribuição dos resíduos
usando glm variar de acordo com o modelo (ao que parece sim), então a
resposta à essa pergunta poderá ajudar em como interpretar o gráfico.
Infelizmente, os cursos de estatística que tomei não me permite ir além,
 mas com certeza deve haver vários livros que esploram isso a fundo,
incluindo o que esperar de modelos com resíduos meio-normais etc.

Um outro ponto que pode ajudar é você simular novos dados para a região
que seu modelo é verdadeiro. Estimar o modelo novamente com esses dados e
comparar os resíduos atuais com os obtidos anteriormente.

Daniel

: