[R-br] Calcular distância entre cidades usando o nome (ASANTOS)

João Augusto Batista joao.augustopb em gmail.com
Domingo Agosto 10 22:55:35 BRT 2014

Olá Alexandre!

estava imaginando
> criar uma lista com dois objetos, na primeira com nomes de cidades que
> corresponde a city from e um segundo objeto city to e a combinação
> destes me dariam as distâncias.

Creio que existam 2 maneiras, uma por força bruta e outra mais inteligente.
Veja nesta discussão
<http://stackoverflow.com/questions/17361909/determing-the-distance-between-two-zip-codes-alternatives-to-mapdist>
um
código com ggmaps e busca por ZIP code nos EUA. Pode ser um bom ponto de
partida.

Do lado da força bruta, eu posso te dizer o meu passo a passo (não tenho
mais o código, já tem tempo!). Quando tive esse problema, gerei um código
que media a distância entre cidades a partir dos dados do IBGE e de uma
fórmula simples, que você encontra na internet facilmente (existem duas,
mas acho essa a melhor <http://staff.on.br/jlkm/geopath/>).
Os arquivos shape do IBGE sobre os municípios possuem as coordenadas das
cidades. Extrai essa informação em um data frame com 4 variáveis (coord x e
y, nome da cidade e nome da UF). Depois, o script gerava um data frame com
cada combinação possível de pares de cidades (sim, é gigantesco) e
calculava a distância.

Boa sorte e diga se deu certo!

Abraços,

*João Augusto P. B.*