[R-br] Estimação Gama

Rubem Kaipper Ceratti rubem_ceratti em yahoo.com.br
Sexta Setembro 6 21:15:45 BRT 2013

Ana Paula,

Uma distribuição que acomoda este tipo de dado é a distribuição Poisson composta -- soma de variáveis aleatórias com distribuição Gama, em que o número de componentes segue distribuição Poisson. No seu caso, poderia-se pensar que cada observação resulta da soma do volume acumulado em variados períodos de chuva no mês. No R, o pacote cplm faz a estimação de modelos Poisson composto.

Att.,

Rubem

________________________________
 De: ana paula coelho madeira <apcmadeira em hotmail.com>
Para: lista R <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Enviadas: Sexta-feira, 6 de Setembro de 2013 14:30
Assunto: [R-br] Estimação Gama

Boa tarde!

Tenho uma série histórica de dados mensais de precipitação pluviométrica e quero comparar o ajuste utilizando diferentes fdps. O fato é que tenho zero no meu conjunto de dados. Como faço para obter os estimadores de máxima verossimilhança dos parâmetros da distribuição gama, visto que as EMV apresentam um logaritmo em sua definição.
Obrigada

Ana Paula