[R-br] Teste Bonferonni-Detecção Outlier

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Quarta Novembro 27 12:08:04 BRST 2013

Outra opção é fazer:

m1<-lm(y~x)
par(mfrow=c(2,2))
plot(m1)

Esta rotina vai te mostrar 4 gráficos:

O primeiro, você poderá avaliar a variabilidade dos dados;
O segundo, a normalidade dos dados;
O terceiro, o resíduo padronizado (acho que o ideal é estar dentro de -3 a +3), caso contrário é um problema;
O quarto, você terá a distância de Cook junto com os leverages, aonde os pontos localizados acima de 1 nas retas são considerados outliers. (Acho que para R é 1, é bom checar)

Por outro lado, faça as análises com os pontos que você acha que são outliers, observe R2, erro padrrão, etc e depois retire os "candidatos" e verifique como se comportou o modelo sem os "candidatos".

Espero ter ajudado.
[  ]'s.

Edson Lira
Estatístico