[R-br] [1/2 off] Funções multiplicativas em Estatística

Listeiro 037 listeiro_037 em yahoo.com.br
Quarta Março 20 08:00:10 BRT 2013

Bem, estive vendo mais e está tudo relacionado a convolução. Eu ainda
não me deparei, mas estou procurando, sobre algo parecido com uma
função f(x) supondo, por exemplo, que f(30) = f(2.3.5) = f(2)f(3)f(5) =
f(2.3)f(5) etc.

Existem também propriedades aditivas, ligadas a grupos abelianos etc.
que levam de volta à convolução e justamente nisto que me indicou.
Ainda para o lado da Análise.

Uma convolução lembra uma espécie de multiplicação, mas não sei o que
observar nessa transição variável discreta-contínua, preciso de alguma
outra referência para poder comparar.

Porque nestes tipos de funções multiplicativas que citei de exemplo lá
atrás há uma forma de convolução feita com somatórios. Nas outras que
me foram indicadas ocorrem integrais. Então deve haver alguma
propriedade notável nessas funções de convolução por integração. Talvez
algum tipo de multiplicação particular definida pelo modelo de algum
tipo de grupo.

Se mais alguém souber de alguma informação, eu agradeço.