[R-br] Estimativa da Variância Global - Krigagem (krige.conv)

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quinta Janeiro 3 16:23:08 BRST 2013

Variancia global requer definicao?
variancia de que?

podemos distinguir entre variuancias de predicao de um onto, de um bloco
ou da média do valor sobre toda a área.
Para cada uma destas há uma expressao

Acredito que voce se refere a ultima, e a resposta é que o calculo nao é
como vc indica pois nao há independencia

Há formular nos libos de geo sobre isto e uma funcao na gepoR que calcula
a formula da variancia da média (por vezes chamada de global)