[R-br] regressão linear polinomial: classificar em simples ou múltipla (dúvida conceitual)

Lucas Petri Damiani lucaspd16 em gmail.com
Quarta Dezembro 11 14:50:43 BRST 2013

Boa tarde, José.

Eu concordo com o Walmes. Regressão linear *simples *me remete ao ajuste de
reta. E apenas nesse caso específico o coeficiente de determinação é o
quadrado do coeficiente de correlação. Portanto, acho que o coeficiente de
determinação deva ser escrito R², sempre.

Já quanto a classificação de polinomial e múltipla. Eu não acho que eles
sejam excludentes. Uma regressão linear simples (reta) não deixa de ser uma
regressão polinomial, não é verdade? É um polinômio de ordem 1. hehehe E se
vc tem 2 ou mais parâmetros (sejam x e y ou x e x^2) a regressão é múltipla
(múltiplos parâmetros). Portanto y = x + x^2 + x^3, na minha opinião, é uma
regressão polinomial *e* múltipla. Mas é só minha opinião, sem nenhuma
referência no momento!

Abraços,
Lucas Petri Damiani