[R-br] Transformação de dados (Box-Cox, Pot. est. variância de Tukey) e Parcela perdida

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Sexta Abril 19 09:58:20 BRT 2013

Não há limites para transformações, o que deve fazer é busca a transformação que melhor ajuste seus dados.

A tanformação de Box Cox é um bom procedimento para avaliar qual transormação deve ser usada para ajustar seus dados.

E qual é a melhor transformação? Você deve analisar seus modelos proprostos nas transformações e verificar seus ajustes.

O link abaixo tem um material sobre a transformação boxcox

http://www.cedeplar.ufmg.br/pesquisas/td/TD%20116.pdf

Usando a rotina abaixo você terá dois exemplos no pacote MASS do R, caso não tenha o pacote instalado, use a rotina

install.packages("MASS")

No caso dos NA's.
Para elimina-los, use
bd[bd==""]<-NA

Os colegas devem te indicar outras formas, essa é a grande vantagem de nossa lista.

[  ]'s.

Edson Lira
Estatístico
Manaus-Amazonas