[R-br] Transformação de dados (Box-Cox, Pot. est. variância de Tukey) e Parcela perdida

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Sexta Abril 19 08:00:30 BRT 2013

> Alguém pode me ajudar a tirar umas dúvidas a respeito de quantas vezes posso transformar os dados. Já ouvi as duas situações, pode somente
> transformar uma vez seus dados e outros falam que posso transformar os dados quantas vezes forem  necessárias para obter as pressuposições
> básicas. O que é o correto? Quantas transformações posso fazer nos mesmos dados?

Uma funcao de uma funcao ainda é uma função e ainda pode ser uma
transformação.

> Outra dúvida é sobre parcela perdida, como deve usar ao digitar os dados para que o R entenda? Em branco,  ponto, NA, Na ou na?
> Agradeço quem puder ajudar.

No R diretamente NA (que indica "not available")
se for em um arquivo para importar use o que quiser
e quando for ler os dados use o argumento na.string
de read.table() e similares para indicar qual o código de dado perdido.
Se quiser simplificar: use sempre NA