[R-br] INLA Geoestatística

Elias T. Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Quarta Novembro 21 14:07:01 BRST 2012

Oi Taynãna,

DIC negativo pode ocorrer com distribuições contínuas sem problemas.
O mesmo vale para log-Verossimilhança.
Veja sobre DIC em
http://www.mrc-bsu.cam.ac.uk/bugs/winbugs/dicpage.shtml

### exemplo de log-verossimilhança negativa
 y1 <- rnorm(100, 0, 100)
### log-verossimilhança em 0, 100
 sum(dnorm(y1, 0, 100, log=TRUE))

### exemplo de log-verossimilhança positiva
 y2 <- rnorm(100, 0, 0.01)
### log-verossimilhança em 0, 0.01
sum(dnorm(y2, 0, 0.01, log=TRUE))

### para distribuições discretas, o

### log-verossimilhança será sempre negativa
y3 <- rpois(100, 3)
### log lik
sum(dpois(y3, 3, log=TRUE))

att.
Elias T. Krainski

>Ei, Elias.
>Agora sim, consegui rodar, mas o DIC está dando negativo, com qualquer das estratégias utilizadas (gaussiana, laplace ou laplace simplificada)...
>Percebeu isso?
>
>Abraço, Taynãna
>

>Taynãna, fiz
>   inla.upgrade(testing=TRUE)
>atualizou para a versao de 5 de novembro
>e consegui executar todo o script SwissRainfall.R sem problemas...
>

> Att.
>Elias T. Krainski

T. Krainski

acontecendo?