[R-br] [Dúvida] Criando pacotes para o R.

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quarta Novembro 14 21:27:00 BRST 2012

On Wed, 14 Nov 2012, Pedro Rafael wrote:

> Pessoal, digamos que faço um pacote para o R. Como funciona o professo de submissão?

1. Leia atentamente o manual "Writing R extensions"  que descreve isto em
detalhes.

2 certifique-se que voce testou o seu pacote :

R CMD check SEU_PACOTE

e corrija todos os eventuais problemas

> Digamos que eu submeta um pacote "meu_pacote" e depois queira
> fazer modificações no mesmo. Para acrescentar essas modificações eu tenho que submeter novamente o pacote com o mesmo nome para que as atualizações
> fiquem disponíveis?

Sim. Para isto voce alter a numero da versao no arquivo DESCRIPTION

> Outra dúvida que tenho é sobre a segurança que tenho que meu pacote não seja modificado. Qualquer pessoa pode pegar esse pacote e alterar ele
> completamente sem nenhuma permissão minha ou qualquer modificação tem que ser acompanhada por intermédio da pessoa que submeteu o pacote pela primeira
> vez?

Bem vindo ao Universo do Software livre

Note que se voce quiser voce pode baixar os fontes do R e mudar o que
quiser

Falando mais seriamente no DESCRIPTION voce define a licenca.
Leia sobre licxancas GPL e análogas

Minha sugestao: internalize completamente o conceito de software livre e
livre-se  destas preocupacoes

> São dúvidas bestas mas que nunca entendi direito.

Nao sao somente suas.
Não é por acaso que há uma diversidade de tipos de licensas, não sem
controvérsias!