[R-br] Colorir alguns municípios em um mapa estadual com cores distintas

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Segunda Junho 25 17:14:19 BRT 2012

Bom, seu problema é mais ou menos isso.

#abrindo pacote pra plotar mapas, assumo que vc ta usando esse, o maptools
library(maptools)

#lendo um mapa pra exemplo
mapa<- readShapeSpatial(system.file("shapes/sids.shp", package="maptools")[1],
 IDvar="FIPSNO", proj4string=CRS("+proj=longlat +ellps=clrk66"))

#mapa
summary(mapa)
#informações aqui
mapa em data
#vamo pega o nome das cidades
mapa em data$NAME

#o problema que vc ta fazendo isso
plot(mapa, axes=TRUE, col=mapa em data$NAME=="Alamance")
plot(mapa, col=mapa em data$NAME=="Avery", add=TRUE)
plot(mapa, col=mapa em data$NAME=="Buncombe", add=TRUE)

#no col vc ta pondo essa informação
mapa em data$NAME=="Alamance"
#que é sempre 1, logo vc colore de preto, 1 na palleta default é
preto, true é igual 1, tem 0 0 0 que é branco e 1 que é preto
sum(mapa em data$NAME=="Alamance")

#vc precisa de numeros diferentes pra cores
#ou o nome da cor pra cidade
#ou faze uma palleta
#mas assim vc tem numeros diferentes
as.numeric(mapa em data$NAME)

#e vai sair cores diferentes, olha esse plot, note o que to usando no col.
plot(mapa, axes=TRUE, col=as.numeric(mapa em data$NAME))

#nesse exemplo vc ta usando essas cores (numeros) pra esses lugares
data.frame(cores=as.numeric(mapa em data$NAME),localidade=mapa em data$NAME)

#então faz um vetor, com o numero de cidades, e escrever "black",
"blue", as cores que vc quer por cidade, ou usa numeros, ou usa uma
palleta pronta, tipo as que vem no pacote Rcolorbrewer.

Bem espero ter ajudado.

--
Grato
Augusto C. A. Ribas