[R-br] Análise Fatorial com dummy

Felipe Buchbinder felbuch em gmail.com
Segunda Julho 16 13:31:41 BRT 2012

Professores,

Eu tenho uma base de dados com variáveis dummies e gostaria de fazer uma
redução de dimensionalidade.
Inicialmente pensei em uma análise fatorial com correlação tetracórica.
Porém, a matriz de correlação tinha correlações unitárias fora da diagonal
principal sem razão aparente (olhando o gráfico, havia pontos nos quatro
quadrantes, mas mesmo assim a correlação dava 1!)

Como minhas variáveis não são discretizações de variáveis contínuas, não
sei se o uso de correlação tetracórica é adequado.
Pensei em usar o *phi* de Pearson como medida de correlação, mas ele dá
idêntico à correlação de Pearson.
Outra idéia foi fazer a extração usando análie por componentes principais
para dados categóricos (CATPCA) mas, pelo que andei pesquisando, o
resultado não dá muito diferente de uma análise fatorial convencional (com
correlação de Pearson e extração por PCA)

Eu queria poder contar com uma opinião sobre o que fazer:

Usar correlação tetracórica (neste caso, como eu resolvo o fato da matriz
de correlação não ser positiva semidefinida?)

Usar o phi de Pearson como medida de correlaçao

Usar a correlação de Pearson, pura se simplesmente

Extrair os fatores por CATPCA

ou outra alternativa, que é sempre bem-vinda.

Desde já agradeço a atenção e a colaboração,

Felipe Buchbinder