[R-br] Dúvida sobre o ANOSIM

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Quinta Julho 12 17:36:12 BRT 2012

Veja se os comentarios abaixo te ajudam.
E vc esqueceu de informar que esta usando um pacote a parte do R
Essa função pertence a um pacote chamado vegan, se vc não informar que
esta usando ele, as pessoas não vão conseguir reproduzir o que vc ta
fazendo.

#abrindo o pacote
library(vegan)

#note que aqui vc ta abrindo dados de exemplo, 2 conjuntos de dados
data(dune)
data(dune.env)

#a função head() mostra o começo dos dados, caso seja uma matriz muito
longa por exemplo
#vc pode usar pra ter uma ideia
head(dune)
head(dune.env)

#no manual explica do que se trata os dados, basicamente dune é uma
matriz com colunas sendo as especies e linhas sua ocorrencia
#no caso em 20 lugar, cada linha é um lugar
#o dune.env é varia variaveis ambientais de cada um desses 20 locais
?dune
?dune.env

#primeiro ele calcula a similaride
dune.dist <- vegdist(dune)
#digita ? o comando que ele explica o que ta fazendo, e como é a sintaxe
?vegdist
#veja que aqui vc so calculou a matriz de similaridade entre lugares
usando braycurtis
dune.dist
#qd vc olhou o help la, vc viu que tem um monte de coisa, que nao os
dados que ja vem definido, ou seja
#é o default, e la tinha ,method="bray", então se vc nao fala ele ta usando isso
#ai antes de usar olha o que o comando vai fazer
?anosim
#então vc vai dar a similaridade entre lugares, e uma caracteristica ambiental
#e ele vai ver se essa caracteristica define a comunidade que ta la
mais ou menos
#no detalhes ele explica bem o que faz
#então vc tem a primeira coisa uma matriz de similaridade, e a
segunda, um caracteristica que define cada lugar
dune.ano <- anosim(dune.dist, dune.env$Management)

#ai vc olha o resultado
summary(dune.ano)
#e olha ele graficamente
plot(dune.ano)

#qd vc usa o attach(), vc pode chamar as colunas desse dataframe diretamente
#como fez com Management, mas olhe que
dune.env$Management

#é so como é o uso de cada lugar, um vetor de tamanho 20, se vc ta
colocando ali uma matriz não vai funcionar
#vc tem que colocar a comunidade, na forma de uma matriz de
distancias, e a caracteristica que acha importante.
#se ainda não conseguir informe o que vc esta colocando no comando.
Informe todo o script que vc ta usando
#e explique como são seus dados

Bem espero que ajude.

Não se esqueça de olhar o guia de postagem ^^
http://www.leg.ufpr.br/doku.php/software:rbr

--
Grato
Augusto C. A. Ribas