[R-br] ANOVA em regressão não linear!

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Sábado Janeiro 14 15:12:10 BRST 2012

Resposta dentro da mensagem

Prezados membros da R-Br;

> Recorro a valiosa ajuda de vcs!
>
> Estou trabalhando com os seguintes modelos não lineares para modelar o
> acúmulo de biomassa com o tempo:
>
> Yi = A*exp(B*X)
>
> ln(Yi) = A * (1 - exp(-B*X)
>
> ln (Yi) = A + B*exp(C*X)
>
> Nas "Rídiculas" eu encontrei uma função e explicação do Walmes:
> http://ridiculas.wordpress.com/2011/05/29/analise-de-residuos-em-regressao-nao-linear/
> Mas gostaria de saber se posso aplicar essa teoria/função para os modelos
> que estou trabalhando.

Você precisa saber se os seus modelos, com alguma restrição paramétrica, se
tornam modelos com apenas intercepto. Olhando rapidamente para eles, parece
que os 3 modelos são reduzíveis à intercepto.

> Na verdade, estou testando modelos lineares também e gostaria de saber se
> é fundamental utilizar o Teste F para os modelos não lineares à semelhança
> dos modelos lineares.??

O teste F é um teste de hipótese, portanto, você precisar testar essa
hipótese? Se sim, aplique-o.

> Cheguei a fazer alguma coisa como apresentado abaixo para um dos modelos.
> Mas na ANOVA que foi realizada entre o modelo não linear e o modelo
> reduzido para o intercepto obtive uma soma de quadrado negativa, daí a
> minha dúvida.

Cadê o que você fez? Não vi. Poderia fornecer um CMR pra gente.

> Muito obrigado pela valiosa ajuda!

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani