[R-br] ANOVA em regressão não linear!

Thiago de Paula Protásio depaulaprotasio em yahoo.com.br
Sábado Janeiro 14 13:21:22 BRST 2012

Prezados membros da R-Br;

Recorro a valiosa ajuda de vcs!

Estou trabalhando com os seguintes modelos não lineares para modelar o
acúmulo de biomassa com o tempo:

Yi = A*exp(B*X)

ln(Yi) = A * (1 - exp(-B*X)

ln (Yi) = A + B*exp(C*X)

Nas "Rídiculas" eu encontrei uma função e explicação do Walmes:
http://ridiculas.wordpress.com/2011/05/29/analise-de-residuos-em-regressao-nao-linear/
Mas gostaria de saber se posso aplicar essa teoria/função para os modelos
que estou trabalhando.

Na verdade, estou testando modelos lineares também e gostaria de saber se é
fundamental utilizar o Teste F para os modelos não lineares à semelhança
dos modelos lineares.??

Cheguei a fazer alguma coisa como apresentado abaixo para um dos modelos.
Mas na ANOVA que foi realizada entre o modelo não linear e o modelo
reduzido para o intercepto obtive uma soma de quadrado negativa, daí a
minha dúvida.

Muito obrigado pela valiosa ajuda!

--
Thiago de Paula Protásio