[R-br] Problemas com encoding Linux vs Windows

Daniel C Bezerra danielcbezerra em gmail.com
Domingo Fevereiro 26 21:13:23 BRT 2012

Sensacional. Era exatamente isto que eu estava precisando.

O problema era em todo o data frame e a função toUTF8 funcionou
perfeitamente.

Outra coisa: descobri que se eu ler no linux o arquivo xls com a função
read.xlsx (pacote xlsx) ao invés de read.xls (pacote gdata) não preciso
declarar o encoding e o reconhecimento de caracteres é imediato.

Muitíssimo obrigado a todos.

Abs,