[R-br] Problemas com encoding Linux vs Windows

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Domingo Fevereiro 26 16:25:21 BRT 2012

2012/2/26 Daniel C Bezerra <danielcbezerra em gmail.com>:
> Agradeço a ajuda de ambos, mas ainda não consegui resolver.
>
> A função Encoding permite mudar apenas um vetor de caracteres e não todo o
> data frame.

As funções toUTF8() e fromUTF8() do pacote "descr" faz a conversão de
todo o data.frame ou lista. Por padrão, a conversão é feita de/para
"WINDOWS-1252"/"UTF-8". Eu fiz a função justamente para facilitar o
intercâmbio de dados entre Linux e Windows.

--
Jakson Alves de Aquino
Universidade Federal do Ceará