[R-br] Reparar matrizes não positivas definidas

Rubem Kaipper Ceratti rubem_ceratti em yahoo.com.br
Terça Agosto 21 21:16:56 BRT 2012

Veja a função nearPD() do pacote Matrix.

Att.,

Rubem

________________________________
 De: Henrique Leme Felizatti <henrique.estatistica em gmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Enviadas: Terça-feira, 21 de Agosto de 2012 19:11
Assunto: [R-br] Reparar matrizes não positivas definidas

Caros, estou trabalhando com alguns conjuntos de dados que me retornam
matrizes de correlação que são não positivas definidas (por questões
numéricas, não teóricas). Devido a isso, não é possível inverter essas
matrizes o que inviabiliza a utilização de cópulas para os estudos de
simulação. Notei que Rebonato (1999), Grubisic and Pietersz (2003),
Kercheval (2009) e and Rapisardo (2006) apresentaram maneiras
diferentes de lidar com o assunto. Vocês saberiam me dizer se existe
algum pacote ou função no R que trata deste problema ou implementa
alguma das metodologias citadas nas referências anteriores ?

Grato desde já

Henrique