[R-br] Dúvida sobre ANOVA tipo III

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Terça Abril 24 08:28:58 BRT 2012

Bem, trocar o tipo de contraste é uma coisa que vai depender de como a
função foi implementada. Eu conheço duas formas de obter a anova marginal,
uma com car::Anova(..., type="III") e outra com o drop1(). Se não me falhe
a memória, a primeira precisa de contr.sum, a segunda não. Se o
delineamento é ortogonal, anova sequencial e marginal serão iguais. Na
minha humilde opinião, eu considero essa distinção uma distração. Raros são
os casos em que se faz sentido testar um efeito principal na presença de
interação ou coisas do tipo.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani