[R-br] Regressão polinomial. Uma discussão teórica!

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Segunda Outubro 24 08:48:26 BRST 2011

Bom dia PJ!

Realmente eu não havia pensado deste modo (embora já deveria). Obrigado pelo esclarecimento.

É justamente uma grande discussão que faço comigo mesmo Faria, desde que fiz um curso em análise real para entender melhor as funções. Será mesmo que deveríamos abandonar o termo cúbico por encontrar dificuldades em interpretação prática deste termo? Após ler alguns trabalhos e fazer algumas reflexões eu não abandonarei mais este termo e nem um outro grau polinomial. Vejamos bem, um dos principais objetivos ao estabelecer uma equação, é estimar uma resposta para pontos não estudados dentro do domínio em que a equação foi estimada é claro. Um outro ponto, é que a derivada primeira da função de ordem 3 nos traz dois pontos locais, ou seja, um mínimo local e um máximo local. A grande dificuldade pode estar aí, em interpretar estes valores. Por sorte, alguns trabalhos encontraram que uma da raízes estavam fora do domínio estudado, facilitando a interpretação final do trabalho. E os trabalhos em que as duas raízes estavam
 dentro do domínio estudado? O único trabalho que achei (busca rápida) ignorou uma das raízes, baseando sua conclusão na outra raiz. Eu sinceramente não acho correto esta abordagem, pois dentro do âmbito da variação biológica, aquela raiz ignorada pode ter alguma interpretação. Mais o que fazer como um prestador de serviço (não só isso é claro) como a maioria de nós? Bom, na minha opinião, é dar o resultado da equação cúbica, fornecer o mínimo e o máximo local, e sugerir que em experimento futuros, os níveis sejam aumentados para verificar se o comportamento dos pontos se repetem. Qual a opinião dos colegas?

Abraços!

(S,f,P)
Allaman

\begin{signature}
<<>>=
Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ilhéus/BA - Brasil
Fone: +55 73 3680-5076
E-mail: ivanalaman em yahoo.com.br/ivanalaman em gmail.com
@
\end{signature}