[R-br] Verificar independência de 2 variáveis normais

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Quarta Maio 11 06:04:37 BRT 2011

On Tue, 2011-05-10 at 11:22 -0700, Alexandro (Yahoo) wrote:
> Obrigado, Muito Obrigado Paulo Justiniano, Walmes Zeviani e Leonard Assis pela
> resposta do tópico: calcular probabilidade com 2 variáveis normais !
>
> Agora, caríssimos participantes da lista R-br:
> Suponha, que não se sabe, se as 2 variáveis normais (pelo shapiro.test) são independentes.
>
> Tem algum comando do software R que testa a independência de 2 variáveis normais ?
> Ou deve-se criar uma tabela de dupla entrada em intervalos dessas 2 variáveis para usar-se
> o comando chisq.test ou CrossTable (pacote gmodels)?
> Agradeço-lhe a todos pela atenção para comigo !
> [...]

Alexandro

Nos curso de probabilidades eu aprendi que 2 ariáveis normais
independentes são não correlatas, log qual a correlação das suas
variáveis?
> set.seed(12)
> x<-rnorm(100)
> set.seed(89)
> y<-rnorm(100)
> cor(x,y)
[1] 0.03715861
> cor.test(x,y)

	Pearson's product-moment correlation

data:  x and y
t = 0.3681, df = 98, p-value = 0.7136
alternative hypothesis: true correlation is not equal to 0
95 percent confidence interval:
 -0.1604304  0.2318843
sample estimates:
       cor