[R-br] Verificar independência de 2 variáveis normais

Victor Eduardo victorduca08 em gmail.com
Terça Maio 10 15:32:04 BRT 2011

Não sei se existe esse teste, mas não seria o caso de você conhecer as
variáveis e interpretá-las?  Como se fosse um exercício qualquer?

No caso do R, se as variáveis são dependentes, depois que você utilizar o
teste de Shapiro-Wilk e ver que são normais e ao usar o t.test, você
utilizará o argumento paired=T dentro do t.test.