[R-br] [Dúvida] Ler dados direto no HD

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Quinta Março 24 23:47:41 BRT 2011

On Thu, 2011-03-24 at 09:16 -0300, Leandro Marino wrote:
> Tura,
>
> sou usuário assíduo do SOAR, mas em alguns casos não recomendo.
> Supondo que o Pedro esteja com o R sem nenhum outro objeto salvo na
> memoria e o sistema não está suportando, o SOAR nada mais vai fazer do
> que retirar os objetos da RAM e colocar no HD, mas todas as vezes que
> você precisar utilizá-lo ele colocará de novo o objeto na RAM.
> Portanto, não vejo justificativa para o uso do SOAR em alguns casos.
>
> Por favor, me corrija se estiver errado
>
> um abraço,
> Leandro

> [...]

Leandro,

Usei o SOAR uma ou duas vezes.

Na imensa maioria das vezes não tenho problema com memoria no R.

Tive muitos problemas até outubro de 2006 quando abandonei o Windows e
mudei para o Linux (uso Ubuntu); depois disso quase não ocorreram...

Atualmente uso um R compilado para 64 bits otimizado para o meu Phenom
(processador de 64 bits)  com 16 Gb de RAM e esta semana utilizei um
banco de 12 Gb sem problema.

A princípio sua observação é verdade mas com não temos outros detalhes
dei algumas sugestões genéricas
--
[]s
Tura