[R-br] Fwd: [Dúvida] Ler dados direto no HD

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Domingo Março 27 15:20:36 BRT 2011

Tura,

mas mesmo assim isso é um grande problema. Você leu uma base de 12 gb. Se
tivesse lido uma de 1 tera. O R iria tentar colocar tudo na RAM? Era pra
existir algum gerenciamente automático de memória. Se agrava ainda mais
quando estou no Windows. Eu trabalho na secretaria de saúde com dados do
SIM, SINAN e SINASC e na verdade não tenho grandes problemas mas tava
pensando como seria trabalhar com uma base de dados 50 vezes maior como
seria usando o R....? Acho que vou montar um bom computador com memória RAM
lá em cima e comprar uma placa de vídeo da nvidia e programar em Cuda para
fazer as contas diretamente na placa de video que é mais rápido
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim Tura ajudou as dicas, como você falou para as base de dados os comandos
que você me passou em que não trasformam em fatores algumas variaveis
melhorou um pouco o problema.

--
Saudações,
Pedro Rafael Diniz Marinho - Estatístico SES-PB