[R-br] Blocos incompletos no R

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Março 24 10:36:09 BRT 2011

Júlia,

O pacote agricolae tem a função BIB.test() para análise intra de blocos
incompletos tipo III. Os demais delineamento são possíveis de analisar
usando aov() ou lme() e operando matricialmente com o vetor de estimativas
dos efeitos, matriz de delineamento e matriz de covariância das estimativas.
Inclusive é possível fazer os testes de médias. Quando precisei analisar
dados assim eu fiz uma busca e não encontrei funções. Eu tenho umas rotinas
não organizadas para isso. Vou providenciar e colocar à disposição nas
Ridículas do R (www.leg.ufpr.br/ridiculas) o mais breve possível. Qual o
tipo de experimento que você tem?

À disposição.
Walmes.

Em 24 de março de 2011 09:55, julia_est <juliam_est em yahoo.com.br> escreveu:

> Pessoal, tomei conhecimento dessa lista através do site do leg.
> Por acaso alguém saberia me informar se no R existem pacotes ou funções já
> prontas para analisar os diferentes tipos de Blocos incompletos? Tipo I,
> Tipo II, Tipo III...
>
> Andei conversando com alguns colegas e eles apontaram como saída fazer tudo
> a mão, montar aquelas tabelas auxiliares e por aí vai.
>
> Eu queria saber se não tem como utilizar os comandos normais para os outros
> delineamentos, criando modelos via LM ou aov.
>
> Alguém poderia me ajudar?
>
> Grata

> [...]

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573                    VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br                      twitter: @walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes    linux user number: 531218