[R-br] [Dúvida] Ler dados direto no HD

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Quinta Março 24 06:56:50 BRT 2011

On Wed, 2011-03-23 at 15:01 -0700, ivanalaman wrote:
> Pessoal como faço para ler uma banco de dados com extensão .dbf ou qualquer
> outra base de dados sem que o R a jogue na RAM? Tenho um banco de dados com
> aproximadamente 700 MB e quando leio o arquivo com a função
> read.bdf()percebo que o R joga a base na memória RAM o que prejudica o
> desempenho do sistema. Softwares simples como o Tabwin por exemplo não
> demora à carregar essa base nem trava o computador. Será que o R não tem
> como carregar essa base sem tantos problemas?
>
> Saudações à todos,
> Pedro Rafael Diniz Marinho

Pedro,

Primeiro de tudo nenhum programa do mundo le dados sem os colocar na RAM
pois isto é estruturalmente impossível, pois tudo que um computador faz
ele o faz pela RAM.

Segundo acho estranho o sistema deteriorar com tão pouco uso, já
trabalhei com bancos DBF na faixa de 3 gb sem problemas, quanto você tem
de RAM ? Qual o sistema operacional que você utiliza?

De todo o jeito vão alguns conselhos

1- leia o banco processe e salve em Rdata, fica lento um única vez
depois tudo fica mais fácil

2- Pelo menos nos bancos do datasus usar a opção as.is=TRUE no read.dbf
é melhor

3- digite ls() e veja se não há algo de inútil no R que você possa
retirar

4- se nada mais resolve experimente o pacote SOAR
--
[]s
Tura