[R-br] [Dúvida] Ler dados direto no HD

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Quarta Março 23 19:12:50 BRT 2011

Se a manipulacao posterior puder ser feita apenas com fracoes de
dados, converta o DBF para algum formato que seja melhor manipulado
(txt, MySQL, SQLite).

Se converter para txt, use leitura por conexao:

conn = file('arquivo.txt', 'r')
dadosparciais = read.table(conn, nr=10) ## le as primeiras 10 linhas
dadosparciais = read.table(conn, nr=30) ## le as proximas 30 linhas
close(conn)

As repeticoes de read.table (ou read.delim e variantes) sao geralmente
postas num laco (for ou while).

Se vc converter para algum banco de dados "mais recente", voce pode
usar fetch(). Por exemplo, se fosse SQLite:

conn = dbConnect(dbDriver("SQLite"), "arquivo.db")
res = dbSendQuery(conn, "SELECT * FROM tabela")
parcial = fetch(res, 10)  ## as 10 primeiras
parcial = fetch(res, 30)  ## as proximas 30