[R-br] krige.conv() do geoR

Alexandre dos Santos alexandresantosbr em yahoo.com.br
Terça Junho 14 03:54:54 BRT 2011

Obrigado Profs. Paulo e Walmes pelos conselhos,vou tentar derivar o
preditor,

Abraço,

Alexandre

-----Original Message-----
From: r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br
[mailto:r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br] On Behalf Of Paulo Justiniano
Sent: terça-feira, 14 de junho de 2011 05:16
To: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] krige.conv() do geoR

Alexandre

vamos por partes:

>     Transformei minha variável resposta (data) do geoR em log(x+1),
> mas na hora de fazer a krigagem desejo que o $predict da krige.conv()
> fosse com os valores da minha variável sem tranformação, então gostaria de
saber se tem alguma forma de fazer exp(x)+1 no $predict.

Nao! O krigagem é uma media (ponderada) e exponencial não é uma funcao
linear, ou seja, o exponencial da média não é igual a média do exponencial.

Para transformações não lineares há 2 alternativas principais:

1. derivar o preditor na escala tranasformada (o que é possivel em alguns
casos como log-normal kriging, o que se enquandra no seu caso, somando-se a
consntente depois

2. obter inferencias por simuação. Ou seja, simula-se da preditiva na escala
de analise (tb chamado de simulacao condicional), transforma-se o valor
predito e depois calcula-se a média por ponto de predicao

a geoR implementa transformacao do tipo 1) para somenta um pequeno conjuntoa
de transformações (log, sqrt dentre outras) e simulacoas condicinais
solicitadas via output.control()

Uma outra pergunta também, tem como fazer interpolação pelo inverso do
> quadrado da distância com o krige.control(),

Não. mas existem outros pacotes/funcoes que fazem isto no R
como por exemplo gstat::idw